Cinema, arte e literatura na Guerra Civil Espanhola

detalhe de Guernica, Picasso

A Guerra Civil Espanhola foi um dos conflitos mais emblemáticos do século XX. De certa maneira, a batalha intelectual da Espanha anteveu o que viria a ser o conflito ideológico da Guerra Fria. O próprio conceito de “direita” e “esquerda” tem hoje mais a ver com o que aconteceu na Espanha do que o acontecido na Revolução Francesa, de onde se originou essa divisão.

Não custa lembrar que a Espanha dos anos 30 não era a proto-potência de hoje. A parte grandes centros urbanos, como Madrid e Barcelona, tratava-se de uma grande fazenda no meio do velho continente, de passado heróico e futuro pouco alvissareiro.

As forças de matiz intelectual em luta, dividiram famílias, terras e instituições, e atraiiram a atenção do mundo, num espaço ideológico que talvez só tenha sido ocupado pela Revoluação Cubana, 20 anos depois, já com a Guerra Fria a pleno vapor e uma então divisão do mundo mais clara, entre comunistas e capitalistas.

Foram muitos jornalistas, artistas e intelectuais que criaram obras com o intuito de discutir a amplitude e a repercussão do evento, o que proporciona um campo fértil para a discussão de temas contemporâneos, tais como: o papel da cultura na política, fotojornalismo arte e resistência, o cinema contemporâneo, movimentos sociais e a esquerda como proposta política, dentre outros.

9 respostas para “Cinema, arte e literatura na Guerra Civil Espanhola”

  1. Cassio

    Não Gostei Muito

  2. maisa

    deixou de retratas muitas partes importantes…mais ficou interessante.

  3. LUCAS

    como que chama está obra?

  4. juliana

    quanto tempo ele levou p/ desenhar isso ai?

  5. Oona

    Bem se sabe Juliana que de cultura vc bem entende.

  6. dud

    NEM LI

    MAS APOSTO QUE FICO RUIM

    😛

  7. dud

    oONA APOSTO Q C NEM SABE Q QI EH CULTURA

    FEIA

  8. thiago

    amei por que eu axo qe arte ñ e pr ser entendida é para ser vivida

  9. Kariny

    foço das suas palavras as minhas thiago!!!
    abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *