Carismático e inteligente, a grande virtude de Barack Obama é ter relegado a cor da sua pele para um segundo plano. Óbviamente sua vitória, ou de qualquer outro, não mudaria grande coisa. As fontes verdadeiras do poder continuarão intactas, num processo vulgarmente chamado de alinhamento ao centro. Mas não deixa de ser inspiradora sua personagem numa época em que as figuras políticas são tão desanimadoras. Obama tem de fato causado uma movimentação nos jovens, um interesse pela política e pela mudança renovadores, mesmo se tudo continuar na mesma.
Um dos momentos mais importantes da campanha de Obama foi justamente a derrota em New Hampshire. O senador, com uma habilidade incrível, transformou seu discurso de reconhecimento da derrota em palavras de vitória. Paradoxalmente, analisando como o discurso foi estruturado, é uma das poucas falas em que Obama se parece demais com um pastor negro.
Nessa semana, um video produzido pelo líder do grupo pop Black Eyed Peas, creio, explodiu na internet. Uma formúla manjada, sem dúvida. O sujeito chamou meia dúzia de celebridades e compôs uma música. O que chama atenção é o modo como literalmente usou o discurso de Obama em New Hampshire, palavra por palavra. Nessa altura do campeonato, Obama pode muito.
[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/2fZHou18Cdk" width="425" height="350" wmode="transparent" /]