O Risco das Idéias

Written in

by

risco.jpg

Dia 2 de setembro próximo, meu fraterno amigo e professor Álvaro Andreucci lança seu volume da coleção Histórias da Repressão e da Resistência, organizada pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro.
“O Risco das Idéias – Intelectuais e a Polícia Política (1930-1945)” é sua tese de mestrado e decorre da pesquisa feita pelo autor nos arquivos do DEOPS/SP, parte de um amplo trabalho realizado com os demais pesquisadores do PROIN – Projeto Integrado Arquivo do Estado/USP. Sua publicação anterior, da série Inventário Deops, sob o título “Cultura Amordaçada: Intelectuais e Músicos sob a Vigilância do Deops”, apresenta os dados da pesquisa de forma mais crua, mas é um registro instigante de hinos, panfletos, fotografias e fichas de artistas, intelectuais e mesmo operários, investigados pela ditadura Vargas.
Claro, algumas curiosidades como as fichas de Mario Lago, acusado de participar da “Campanha Antiatômica” e o pintor Korotkoff Lioubomoristy, imigrante de Constantinopla em companhia de uma “meretriz judaica Riva de tal”.
Ou ainda essa simpática cantiga anarquista (de Filhos do Povo, grafia original):

“Esses burgueses assás egoistas.; Que assim desprezam da humanidade; Serão varridos pelos anarquistas; Ao bradol viril da liberdade.; Ah! Rubro pendão; Abre o porvir; A exploração; Há de sucumbir; Nosso paiz; Não romperáz; Torpe burguez; Atraz! Atraz!”

Uma ferramenta interessante para se conhecer parte da história brasileira.