Acompanho no fórum Diários Gráficos, comandado com muito talento e bom humor pelo artista carioca Renato Alarcão, uma interessante polêmica sobre um documentário chamado The Subconscious Art of Graffiti Removal. O autor sustenta a existência de um novo tipo de arte, criada inconscientemente a partir da remoção de grafitagens de rua. Com belas imagens e boas sacadas, como a categorização de estilos com o “ghosting” e “radical” também chamado “outside the lines removal”, o filme parece tiração de sarro. Pelo doc conclui-se que o Graffiti Removal é um dos mais intrigantes movimentos artísticos do início do século XXI. E, claro, arte subsconsciente seria um produto de méritos artísticos, criado sem a intenção consciente do autor.
Mais impagável é a sugestão de um dos participantes do Diários Gráficos. Por que não o Dog Shit Removal, inconscientemente criado pelas velhinas de Ipanema, removendo os dejetos de seus poodles? Genial.
PS. Para esses casos eu recomendo Bar Tom Cruise de Eltone&Nuria, uma compilação de imagens de intervenções conscientes, em vários países do mundo.